A nasofibroscopia é um exame feito com um aparelho chamado nasofibroscópio, que serve para realizar o diagnóstico de diversas condições da otorrinolaringologia sem a necessidade de técnicas mais invasivas. Por meio de uma fina cânula endoscópica com uma câmera na ponta pode-se visualizar a cavidade nasal, faringe e laringe.

Essas microcâmeras são capazes de entrar no corpo e captar imagens em alta definição das estruturas internas, tornando-se grandes aliadas dos profissionais médicos, já que a olho nu seria impossível essa visualização.

O exame é feito para encontrar alterações na cavidade nasal, como desvio de septo, hipertrofia de cornetos inferiores, hipertrofia de adenoide, sinusite, tumores, entre outros. Como o aparelho também percorre a rinofaringe, orofaringe e a hipofaringe, é possível realizar diagnóstico e tratamento de doenças das vias áreas superiores como roncos, apneia do sono, rinites, sinusites, lesões e tumores de nariz e garganta, distúrbios do olfato e paladar, sangramentos nasais, cefaleias recorrentes, rouquidão, tosse e corpos estranhos na área.

O exame não gera nenhum tipo de dor, mas algumas pessoas mais sensíveis podem sentir desconforto, provocado pela pressão do equipamento atravessando as fossas nasais, náuseas e até mesmo vômitos. Por isso, indica-se que seja feito um período de jejum para evitar qualquer tipo de complicação.

Fonte: texto extraído do site Imuv.
By |2019-07-31T14:33:16+00:00julho 31st, 2019|Sem categoria|