A síndrome do intestino irritável é uma doença funcional comum do trato digestório, crônica, que afeta os intestinos (grosso e delgado) e que exige acompanhamento médico no longo prazo.

Alimentos:

Ainda não se sabe como alergias ou a intolerância alimentar podem estar relacionadas à síndrome do intestino irritável, mas os sintomas costumam aparecer após uma pessoa comer determinados alimentos, como chocolate, especiarias, gorduras, frutas, feijão, repolho, couve-flor, brócolis, leite, bebidas gaseificadas, álcool, entre outros.

Estresse:

A maioria das pessoas com síndrome do intestino irritável notam que, durante momentos de estresse, os sintomas da doença costumam se agravar. No entanto, os pesquisadores defendem a ideia de que o estresse é um fator agravante, mas não uma possível causa que leva ao desenvolvimento da síndrome em uma pessoa.

Hormônios:

As mulheres são duas vezes mais propensas a apresentar síndrome do intestino irritável, por essa razão os pesquisadores acreditam que as mudanças hormonais podem desempenhar um importante papel. Além disso, muitas mulheres acreditam que os sinais e sintomas da doença são piores durante ou em períodos próximos à menstruação.

Sintomas de Síndrome do intestino irritável:

Os sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável podem variar muito de pessoa para pessoa e são, muitas vezes, semelhantes aos sintomas de outras doenças. Os mais comuns são:

– Dor abdominal ou cólicas
– Sensação de inchaço
– Gases
– Diarreia ou constipação – às vezes alternando crises entre os dois problemas
– Muco nas fezes.

Diagnóstico de Síndrome do intestino irritável:

Na maioria dos casos, o médico pode fazer o diagnóstico de síndrome do intestino irritável com base nos sintomas e por meio poucos exames ou, às vezes, até nenhum exame. Seguir uma dieta sem lactose por um período determinado de tempo pode ajudar o médico a avaliar se uma possível intolerância à lactase pode estar causando os sintomas.

Não existe um exame específico para diagnosticar a síndrome, mas é possível fazer testes para descartar outros problemas:

– Exames de sangue para ver se você tem uma contagem baixa de glóbulos sanguíneos (anemia)
– Culturas de fezes para descartar uma infecção.

Alguns pacientes precisarão fazer uma endoscopia, sigmoidoscopia ou colonoscopia. Nesses dois últimos exames, um tubo com uma câmera na ponta é inserido através do ânus. Você poderá precisar desses exames, principalmente, se os sintomas surgirem após os 50 anos de idade, se apresentar sangue nas fezes, fraqueza importante ou emagrecimento involuntário, ou ainda se os resultados dos exames de sangue estiverem alterados.

Outros exames de imagem também podem ajudar o médico a fazer o diagnóstico, como raio-X do trato gastrointestinal e tomografia computadorizada.

Texto extraído do site Minha Vida.
By |2019-09-11T12:59:35+00:00setembro 11th, 2019|Sem categoria|