Os probióticos naturais são microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, conferem efeitos benéficos à saúde e ao equilíbrio da microbiota intestinal. Em outras palavras, pode-se dizer que os probióticos são espécies de bactérias benéficas à nossa saúde! Muitas pessoas confundem o termo probiótico com prebiótico, entretanto, eles se diferem, uma vez que os prebióticos são alimentos não digeríveis que promovem efeitos benéficos no hospedeiro, por estimular seletivamente o crescimento e/ou atividade de uma ou mais bactérias benéficas no cólon. Em outras palavras, o prebiótico é o alimento dos micro-organismos em nosso intestino.
Os probióticos são obtidos por meio de suplemento oral ou produto alimentar que contenha uma quantidade adequada de micro-organismos capazes de alterar nossa flora intestinal. Os micro-organismos probióticos mais conhecidos são Streptococcus (S. thermophilus), Bifidobacterium (B. Lactis), Lactobacillus (L. rhamnosus GG) (Lactobacilos probióticos), assim como a levedura Saccharomyces cerevisiae e alguns E. coli e espécies de Bacillus.
Para que servem probióticos?
Os alimentos com probióticos são muito utilizados na medicina humana para o tratamento e prevenção de doenças, em distúrbios gastrointestinais, na inibição da carcinogênese, regulação da microbiota intestinal e como imunomoduladores, melhorando o nosso sistema de defesa.
Quando ingeridos, os probióticos vão para o intestino e se unem a microbiota já existente, exercendo diversas funções no organismo, dentre elas:
– Nutricional: síntese de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, ácido fólico, B12) e vitamina K;
– Digestória: síntese de enzimas digestivas (lactase, proteases, peptidases);
– Probióticos x flora intestinal: regulação do transito intestinal e absorção de nutrientes;
– Contribui para a normalização do triglicérides e colesterol plasmáticos;
– Auxiliam na metabolização de medicamentos, hormônios, carcinógenos, metais tóxicos e outros xenobióticos;
Embora em indivíduos saudáveis a flora intestinal seja praticamente estável, ela pode ser alterada por diversos fatores, como idade, estado psicológico, drogas, ingestão continua de medicamentos, doenças, dietas, estresse e hábitos alimentares não saudáveis. Sendo assim, o consumo de probióticos e suplementação de probióticos são boas opções.
Suplementos probióticos:
O suplemento probiótico pode ser encontrado em cápsulas ou em pó (sachês) e ser composto por variadas espécies de micro-organismos, sendo que a quantidade varia a cada fabricante.