Dor de estômago, refluxo e azia são alguns dos sintomas que não dão trégua para muitas pessoas. Apesar da causa normalmente ser uma alimentação inadequada, estes podem ser sinais de doenças mais graves, como gastrite, inflamações ou mesmo tumores. Para o auxílio do tratamento, o herói que entra em cena nessa hora é a Endoscopia. Este é o exame que analisa toda a mucosa do esôfago, estômago e a primeira parte do intestino delgado.
Um exame rápido, porém preciso, auxilia na detecção de doenças, como: doença celíaca, esofagite, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, estreitamento do esôfago, tumores e câncer no esôfago, estômago ou duodeno, úlceras gástricas e úlceras duodenais. O exame também é indicado para a pesquisa do Helicobacter pylori, bactéria responsável pela maioria das úlceras e muitos casos de inflamação do estômago.
Vale lembrar que não existe nenhuma contraindicação para a realização da Endoscopia, mas alguns cuidados devem ser tomados com pessoas que possuem problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, além de pacientes com alergia a medicações (gestantes também precisam de atenção!). Sempre converse com seu médico sobre isso!