Tem dias que você acorda e o estômago não parece muito bom, não é? Ou tem dias que você come alguma coisa que parece que não caiu bem, certo? É natural algumas pessoas sofrerem de problemas no estômago, um desconforto ou acidez que pode realmente atrapalhar as atividades do dia a dia.

Seja porque comeu demais, comeu uma comida que não caiu legal ou seja por você ter alguma restrição/alergia ao alimento, sabe-se que os desconfortos no estômago são verdadeiros inimigos da saúde. Pode ser gastrite, gases, azia, inchaço ou cãibras estomacais, indiferente do problema, todos interferem no seu bem estar.

1. Bolacha água e sal
O ideal é sempre manter o estômago saciado, comendo pouco em pequenos intervalos para evitar a formação de acidez na parede do estômago que costuma gerar vários desconfortos. Além das frutas (exceto as ácidas), no intervalo entre uma refeição e outra você pode consumir bolachas salgadas como a de água e sal, que é leve e pode saciar seu estômago. Se preferir a versão doce, opte pela maisena ou algum cookie light.

2. Hortelã
Beber um chá de hortelã pode aliviar os gases e diminuir as cólicas estomacais. No entanto, a hortelã também relaxa a zona de alta pressão entre o esôfago e o estômago e pode causar azia em algumas pessoas, por isso, se você for propenso a ter azia, você pode tentar o chá de camomila ou outro chá de erva calmante.

Os chás no geral são alimentos bons para o estômago e podem ser tomados como prevenção meia hora antes de cada refeição, assim já atuam como calmantes digestivos antes mesmo de digerir os alimentos, evitando azias, gases e cólicas.

3. Iogurte natural
Alguns estudos demonstram que o iogurte natural pode ajudar a melhorar problemas estomacais. Ele é um dos destaques entre os alimentos bons para o estômago. A gastrite costuma matar as bactérias boas do estômago, e sem a presença delas o tecido não se recupera. O iogurte possui lactobacilos, que são bactérias saudáveis ao seu intestino, o que pode reduzir a dor e fazer com que se sinta melhor.

4. Vinagre de maçã
O suco fermentado feito de maçãs que, nada mais é do que o vinagre de maçã, já foi descoberto como um excelente aliado na perda de peso. Além disso, ele pode auxiliar nas dores no estômago quando o problema for a baixa presença de ácido no estômago. Neste caso, pode-se tomar um pouco de vinagre de maçã diluído em água para equilibrar o ácido.

O vinagre de maçã também contém uma série de nutrientes, incluindo a vitamina B e vitamina C. O vinagre em si pode ser forte para o gosto de muitos, por isso, misture uma colher de sopa ou duas em água quente, adicione um pouco de mel e beba em seguida.

5. Arroz
O arroz é um alimento de fácil digestão que aumenta a absorção de fluidos, por isso comer um pouco de arroz branco pode fazer o seu estômago se sentir melhor, isso porque o amido do arroz irá revestir o estômago, dando saciedade.

6. Gengibre
Para aliviar náuseas ou vômitos, recomenda-se o gengibre, que tem propriedades anti-náuseas. Você pode derramar água fervente sobre fatias de gengibre e deixar em infusão por alguns minutos ou encontrar o chá de gengibre já pronto em supermercados. Mas, se possível, compre a raiz em hortifrútis ou feiras e prepare você mesmo para consumir um chá completo com propriedades poderosas. O sabor parece levemente apimentado, o que é normal devido às suas propriedades termogênicas.

7. Suco de Aloe
Extraído da planta aloe, que é comumente usada para aliviar as queimaduras, o suco de aloe tem sido difundido como uma bebida capaz de revestir o estômago e aliviar a azia e dores de estômago. O suco, que é vendido em lojas de alimentos saudáveis, também pode ajudar a eliminar toxinas para fora do seu organismo. Mas tenha em mente que ele também pode atuar como um laxante, assim cuidado com a quantidade que for beber. O suco já é vendido pronto e 50 ml ingeridos em jejum ou antes de dormir diariamente são suficientes para resolver o desconforto.

8. Banana verde
A biomassa de banana verde pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Trata-se de um amido resistente chamado de prebiótico que funciona como alimento dos lactobacilos, as bactérias saudáveis que ajudam a equilibrar e restaurar o tecido do estômago. Por isso é tão importante o seu consumo como um dos alimentos bons para o estômago, pois impede que a gastrite destrua as bactérias boas do organismo, agilizando a recuperação.

Para preparar a biomassa basta separar algumas bananas verdes, lavá-las e despejá-las com casca em uma panela de pressão com água por 20 minutos, sendo que 12 minutos serão na pressão e 8 minutos no fogo normal. Após isso, o que restou deve ser passado no processador ou liquidificador e pode ser consumido logo em seguida ou ser congelado.

9. Torrada
A torrada é uma boa opção quando você sente um pouco de fome após passar o desconforto no estômago. Você pode inclusive passar alguma geleia de frutas naturais de compota na torrada para reabastecer um pouco do açúcar perdido no seu organismo.

10. Erva-doce
Rica em antioxidantes, a erva-doce é conhecida por ter propriedades que aliviam os gases naturalmente, além disso pode ajudar a eliminar as toxinas do seu sistema. Tente comer meia colher de chá de sementes de erva-doce ou cortar alguns pedaços do talo para mastigar.

11. Mamão
Adicionar frutas tropicais à lista de alimentos bons para o estômago pode ser muito útil e o mamão é um deles. Comer mamão ajuda na digestão e também ajuda com a constipação. O segredo está nas enzimas papaína e chymopapain que ajudam a quebrar as proteínas e acalmar o estômago através da promoção de um ambiente ácido saudável.

12. Compota de maçãs
Assim como bananas, maçãs são uma boa fonte de pectina, que ajuda a reduzir os sintomas de diarreia. Se você está lidando com uma dor de estômago, prefira comer compotas de maçã ao invés da fruta sólida, uma vez que as maçãs cozidas são muito mais fáceis de serem digeridas.

13. Chá de ervas
Além dos efeitos calmantes de uma xícara de chá quente, tanto a hortelã quanto a camomila são notadas por suas propriedades curativas para o estômago. Um estudo recente indica que a hortelã alivia sintomas estomacais e combate náuseas. Outros estudos também têm demonstrado que a camomila pode aliviar uma dor de estômago e dor abdominal.

14. Peixe e frango com pouca gorduras
Como mencionado, o ideal é evitar gorduras e frituras para que seu estômago não seja ainda mais agredido. Porém, proteínas leves como peixes e frango sem gordura grelhados, refogados ou cozidos são alimentos bons para o estômago. Os peixes mais indicados são merluza e pescada. Se fizer questão de carne vermelha, algumas delas estão liberadas, como é o caso do patinho, coxão mole e lagarto.

15. Suco verde
O suco de salsinha e couve é rico em clorofila, uma substância constantemente encontrada nas plantas e rica em antioxidantes, itens imprescindíveis para a recuperação do estômago. Além disso, esses sucos são ricos em vitamina C e magnésico, que têm poderes imunológicos, aumentando a defesa do organismo e também equilibram a acidez do estômago. Você pode bater a salsinha e a couve junto com alguma fruta da sua preferência, água e linhaça e beber em seguida.

16. Legumes refogados
O consumo de legumes e verduras dificilmente irá agredir o estômago, pelo contrário, eles são alimentos bons para o estômago e podem auxiliar o seu sistema a ficar mais forte e saudável. O ideal é comer refogados ou cozidos, para que os talos mais duros não machuquem a parede do seu estômago. Apenas evite brócolis, couve flor, escarola, repolho, alface e agrião, que podem causar flatulências e outros desconfortos se o seu estômago não estiver 100%.

17. Caldo de feijão
O feijão em si é um grão que deve ser evitado, devido à fermentação que provoca no organismo. Entretanto, nada impede que você consuma o seu caldo, que é inclusive bastante nutritivo. Da mesma forma, sopas de legumes e caldos também podem ser consumidos com tranquilidades, já que são facilmente digeridos, além de serem extremamente nutritivos.

Fonte: Mundo Boa Forma
By |2019-06-03T13:49:07+00:00junho 3rd, 2019|Sem categoria|